4 dicas para evitar roubo em condomínio fechados e não se tornar vítima de criminosos

alt="roubo-em-condomínio"

roubo em condomínio

roubo em condomínio

roubo em condomínio

assalto em condomínios

assaltos em condomínios

Furtos em condomínios

Furto em condomínios

criminalidade em cuiabá

Os índices de criminalidade têm aumentado a cada dia no país, principalmente em cidades do tamanho de Cuiabá, onde os condomínios sempre foram alvos de quadrilhas especializadas. Todos os meses noticias de assaltos mostram um aumento exponencial de furtos e roubos nos condomínios da capital.

Por muito tempo, a maior disponibilidade de segurança foi um critério decisivo na escolha de condomínios como forma de moradia em detrimento das residências comuns. Contudo, o cenário atual lamentavelmente está mudando isso. Os edifícios residenciais, antes vistos como invioláveis, hoje são alvos da criminalidade que aumenta desenfreadamente em praticamente todas as cidades brasileiras e também quadrilhas especializadas em assaltos a esse tipo de edificação.

Além dos equipamentos básicos de bloqueio e vigilância do perímetro, como cercas elétricas, alarmes e circuito de câmeras, uma das medidas tomada por vários condomínios é a contratação de equipes de segurança patrimonial para proteger os imóveis, o que requer um alto custo de investimento, aumentando assim a taxa de rateio entre os moradores.

 

Ambiente Favorável – Falhas de segurança em condomínios Fechados

 

As características principais de segurança de um condomínio fechado e o aumento no valor do prêmio, obrigaram o meliante criminoso a buscar técnicas de especialização no crime. Os criminosos se preparam constantemente com a certeza que terá sucesso no roubo pelo fácil acesso às moradias. Os criminosos evoluíram e se especializaram, e os condomínios continuam os mesmos com apenas muros, cercas e portaria.

 

“Constrói, entrega e se afasta: esse é o grande problema”, afirma promotor, sobre criminalidade em condomínios

 

Sabemos que boa parte das pessoas tem medo da realidade da insegurança, especialmente quando possuem família e filhos pequenos. Dentro desse contexto, é importante conhecer os fatores que facilitam a criminalidade nos condomínios.

Os registros de furtos em condomínios residenciais aumentaram cerca de 10%, em Cuiabá, nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A Polícia Civil acredita que esse número pode ser ainda maior, já que muita gente deixa de registrar o boletim de ocorrência.

A ação dos criminosos geralmente é rápida, e não tem hora para acontecer. Em um dos crimes registrados por câmeras de segurança, neste ano, um casal alega ao porteiro que vai visitar um amigo, e entra pela portaria principal do condomínio, no Bairro Verdão, em Cuiabá.

 

Câmeras de segurança dos condomínios registraram ações.

https://youtu.be/_EIhHeyR3ss

alt="roubo-em-condomínio"
4 dicas para evitar roubo em condomínio fechados e não se tornar vítima de criminosos 1

Criminosos estão entrando em condomínios de Cuiabá e Várzea Grande para cometer furtos. Alguns, chegam a escalar o prédio para conseguir entrar nos apartamentos. Em um dos crimes, um adolescente de 15 anos roubou um carro em um condomínio residencial e foi apreendido. “Você está dormindo na sua casa e entra uma pessoa na sua casa. Uma moradora que não quis se identificar disse que pelo menos três apartamentos e um deles foi o dela.

“O meu vizinho do quarto andar tinha sido furtado. Quando ele viu, ligou na minha casa para pedir ajuda. Fomos até la e quando voltamos, percebemos que tínhamos sido furtados também” disse.

Veja 5 erros que condomínios cometem e abrem oportunidade para se tornarem vítimas de criminosos

A prevenção certamente ainda é a melhor estratégia contra meliantes, nosso lema é a ocorrência acontece quando a prevenção falha, e o fato é que nem sempre os condomínios tomam as atitudes mais adequadas para evitar situações como essa. Confira o conteúdo a seguir e veja o que você, seu síndico e seus vizinhos jamais devem fazer para que seu local de moradia fique a salvo de problemas:

1. Seleção inadequada da equipe

A seleção inadequada da equipe de funcionários domésticos é um dos grandes erros que facilitam a criminalidade nos condomínios, pois esses profissionais terão uma importância enorme não apenas sobre quem entra e sai na área interna, como também das informações sobre as rotinas, os bens e os hábitos dos moradores.

É essencial fazer uma boa pesquisa da vida pregressa dos candidatos e uma verificação muito criteriosa das fontes de referência. Isso vala também para os prestadores de serviços terceirizados. Já o pessoal de zeladoria, sobretudo aqueles que desempenham funções na portaria do condomínio, merecem uma atenção especial.

2. Funcionários sem orientações adequadas

Fazer uma seleção estratégica e criteriosa da equipe de funcionários é muito importante, mas é apenas o primeiro passo para garantir que esses colaboradores contribuam para que o condomínio se mantenha em segurança. A etapa seguinte consiste em oferecer orientações adequadas e, se necessário, treinamento.

É indispensável que você converse com o pessoal, especialmente porteiros, garagistas ou outros indivíduos que tenham participação no controle de acesso de visitantes e entregadores. Caso o condomínio opte por investir em equipamentos de segurança, por exemplo, pode ser interessante oferecer algum curso para que eles saibam lidar com a tecnologia.

3. Inexistência de normas de segurança

Contar com normas de claras de segurança é fundamental para que o condomínio se mantenha seguro e bem monitorado. Essas regras devem ser decididas em uma ou mais assembleias de condôminos e contar posteriormente com uma ampla difusão para todos os moradores.

Todos precisam contribuir para evitar problemas e os habitantes também devem ficar atentos na hora de liberar a entrada de entregadores, prestadores de serviço ou visitas. Outra dica é que todos fiquem atentos a qualquer movimentação suspeita e observem se os funcionários estão seguindo as normas estabelecidas corretamente.

4. Pouco investimento em tecnologia

Não investir em tecnologia é outro dos fatores que facilitam a criminalidade nos condomínios, pois os aparatos mais modernos podem contribuir bastante para afastar problemas e meliantes da área interna do edifício. Além de iluminação adequada, especialmente nas entradas do imóvel, sistemas eletrônicos com câmeras de monitoramento são essenciais para evitar furtos..

Elas devem ser colocadas em pontos estratégicos, que permitam uma ampla visão do local. Os interfones também são de grande valia para que, em caso de emergências, os moradores comuniquem rapidamente a presença de suspeitos ou de indivíduos indesejáveis para os colaboradores.

Conheça o serviço de Portaria remota

Um dos problemas que levam a entrada de criminosos nos condomínios são as falhas humanas, como porteiros que liberam alguém sem autorização ou ainda moradores que permitem que pessoas desconhecidas entrem no momento que abriu o portão.

“Muitos condomínios têm revistos seus protocolos de segurança para impedir invasões de criminosos que entram nos apartamentos e fazem um verdadeiro arrastão, levando joias, dinheiro e outros objetos de valor”. “Uma das formas de aperfeiçoar o método de controle de acesso é implantando uma portaria remota no local. A solução realiza todo o processo de maneira online, fazendo todas as validações necessárias, e o condomínio não corre o risco de ter o seu funcionário rendido por criminosos”.

A portaria remota solicita a documentação de todas as pessoas que precisam entrar no complexo, desde visitantes até prestadores de serviço. Além disso, a central de monitoramento também valida com o morador a entrada daquele indivíduo e todo o processo é gravado por segurança e auditoria.

Outra vantagem da portaria remota é a possibilidade de reduzir os custos do condomínio sem comprometer a segurança. Isso porque todos os funcionários que realizam o atendimento e monitoramento são de responsabilidade da empresa que realiza o serviço, liberando os moradores de folhas de pagamento e outras despesas trabalhistas.

Esses são alguns fatores que facilitam a criminalidade nos condomínios. Gostou do conteúdo? Ficou interessado em aumentar a segurança do seu condomínio? Então entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Gostou desse conteúdo, compartilhe!

Acompanhe nossas redes

Precisa de mais informações? Solicite atendimento abaixo

Conteúdos mais lidos