Acompanhe nossos conteúdos

3 motivos cruciais em contratar uma empresa de segurança privada

alt="Segurança-Privada-em-Cuiabá"

Com a crescente demanda por todos os recursos ao nosso redor e o instável estado econômico global, é muito comum ouvir casos relacionados a roubos e furtos ao nosso redor. Isso se aplica a instalações residenciais e comerciais. Na verdade, as empresas pertencentes ao varejo e finanças são o alvo favorito dos assaltantes e ladrões.

Os serviços de segurança privada são uma excelente maneira de proteger seus ativos mais valiosos. Esses ativos podem incluir funcionários, propriedades e equipamentos.

Neste blog vamos ver as vantagens dos serviços de segurança privada para o seu negócio, bem como explicar o que são serviços de segurança privada para quem não sabe. Então, vamos começar…

O que são os serviços de Segurança Privada?

Simplificando, os serviços de segurança privada são qualquer forma de segurança fornecida por uma organização privada. Esses serviços podem incluir comissários, patrulhas móveis ou chamadas de ativação de alarme.

As organizações de segurança privada criam planos personalizados para ajudar a protegê-lo contra roubo, vandalismo, incêndio e qualquer outra atividade ilegal.

A segurança privada, além de contar com vigilantes, que podem ou não portar armas, costuma fazer uso de tecnologia para otimizar o nível de eficiência. A chamada segurança eletrônica é um ramo importante dessa área, principalmente pelo uso dos famosos Circuitos Fechados de Televisão.

A combinação de excelência profissional com o uso de recursos avançados resulta em mais segurança para o cliente. 

Os profissionais envolvidos nessas operações passam por treinamentos específicos e precisam cumprir determinados requisitos para serem considerados aptos.

Além de conhecimentos desenvolvidos em cursos de formação, os vigilantes precisam apresentar bom equilíbrio psicológico e preparo para lidar com situações de pressão. 

alt="Empresa-de-Segurança-Privada-em-Cuiabá"
Grupo Unifort – Empresa especializada em Segurança Privada

Gestão em segurança pública e privada quais as diferenças?

É importante entender que segurança privada não é o mesmo que segurança pública. Segurança pública refere-se a agentes regulamentados pelo governo, como a polícia. A segurança pública tende a ser altamente regulamentada em comparação com a segurança privada e muitas vezes não é tão avançada tecnologicamente.

Então lembre…

Segurança Privada = Qualquer forma de serviço de segurança fornecido por uma organização privada.

Segurança Pública = Polícia, detetives e outros oficiais de segurança do setor público. Eles são altamente regulamentados e financiados pelo governo.

Portanto segurança Privada é a atividade de segurança, de caráter privado e preventivo, exercida por empresas credenciadas junto ao Departamento de Polícia Federal, nos termos da legislação vigente, com o objetivo de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio.

As atividades da segurança privada são consideradas complementares as atividades de segurança pública nos termos da legislação específica e se resumem basicamente em:

Vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada, segurança pessoal e cursos de formação, extensão e reciclagem de vigilantes.

alt="segurança-privada"
As organizações de segurança privada criam planos personalizados para ajudar a protegê-lo contra roubo, vandalismo, incêndio e qualquer outra atividade ilegal.

Quais são os reais benefícios em contratar segurança privada para as organizações

1 – Segurança Privada fornecem proteção 24 horas por dia – Prevenção de Crimes

Seja segurança para sua empresa ou segurança privada para sua casa, é importante ter proteção 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir que você e seus ativos estejam sempre seguros.

Para as empresas, ter segurança durante o horário de funcionamento é importante – mas e depois do expediente? Seu patrimônio e os bens nele contidos podem virar alvo fora do expediente – por isso é tão importante ter uma segurança constante caso algo aconteça.

Para grandes empresas, não é incomum que os guardas de segurança estejam vigiando as instalações o tempo todo; mas sabemos que essa nem sempre é uma opção econômica para empresas menores. Por isso, pensamos que ter câmeras de segurança de qualidade instaladas por uma empresa profissional é a melhor alternativa. Isso fornecerá a você uma medida de segurança para alertar criminosos em potencial, mas também fornecerá evidências de alta qualidade no infeliz evento de você se tornar um alvo.

Da mesma forma para sua casa, as câmeras CCTV são uma ótima maneira de obter segurança 24 horas para proteger sua propriedade.

Muitas organizações têm câmeras de segurança, mas elas não são muito boas, a menos que alguém as esteja monitorando. Embora poder ver uma fita do que aconteceu após o fato seja importante para fins de investigação, pode salvar vidas e outros danos se o pessoal de segurança estiver monitorando essas câmeras em tempo real e for capaz de responder adequadamente quando o inesperado acontecer.

Além de monitorar feeds de câmeras de segurança, nossos serviços de patrulha garantem que sua propriedade seja monitorada diretamente, capaz de responder imediatamente a questões de segurança ou outras emergências.

Sua equipe merece se sentir segura, e nossa equipe impedirá qualquer um que ameace essa segurança. Nosso pessoal também pode ajudá-lo a estar melhor preparado para responder rapidamente a situações inesperadas com guardas treinados e planos de ação altamente detalhados.

Profissional de Seguranca Privada
3 motivos cruciais em contratar uma empresa de segurança privada 1

2- Prevenção de situações de risco!

Você pode ser um homem enorme de 1,90m de altura e bem constituído, mas os criminosos que procuram encontrar uma maneira de entrar em nas instalações privadas são profissionais extremamente habilidosos no que fazem. Não há como antecipar suas ações e planejar suas reações. Eles sabem como responder a situações, evitar que suspeitos fujam, entrevistar testemunhas e inspecionar áreas em busca de riscos à segurança. Além disso, seu guarda de segurança pode ajudá-lo a preparar um relatório de prevenção de perdas, se necessário.Você precisa de profissionais especializados para lidar com a criminalidade que está atenta a novos meios de praticar delitos.

Crimes, grandes e pequenos, serão evitados simplesmente pela nossa presença no local.

No Grupo Unifort Segurança, empregamos apenas os melhores profissionais treinados no setor.

De acordo com o artigo 155 da portaria 3.222, publicada em 2012 pela Polícia Federal, o cidadão que quiser atuar com segurança privada deve apresentar certidões negativas de antecedentes criminais, comprovando idoneidade. É preciso, também, estar em dia com as obrigações militares e ser aprovado em exames de aptidão física e psicológica.

As empresas de segurança privada sempre precisam verificar os antecedentes de todos os seus colaboradores. No entanto, os vigilantes armados devem passar por uma verificação completa de antecedentes, dado o fato de que serão confiados armas. Esta verificação inclui uma verificação de antecedentes pela policia federal.
Suas impressões digitais devem ser verificadas para garantir que eles possam ter legalmente uma arma. Se você vir um guarda armado, pode ter certeza de que ele não tem antecedentes criminais e está em bom estado de espírito e não deve se preocupar com o fato de ele não estar apto para servir.

3 – Profissionais de segurança fornecem uma sensação de maior segurança

A mera presença de nossos agentes de segurança profissionais equipados com dispositivos de segurança de última geração é suficiente para desencorajar possíveis intrusos e ladrões. Quase todos os roubos ou invasões acontecem após várias rodadas de vigilância e avaliação das instalações.

Com nossos profissionais de segurança ao seu lado, você não precisa se preocupar com alguém de olho em suas instalações. Nossa equipe juntamente com as soluções de segurança avançadas e mais recentes, interromperão a ameaça antes mesmo que ela passe pela mente de qualquer intruso.

As organizações que optam por treinar e contratar seu próprio pessoal de segurança são responsáveis ​​pelo que seu pessoal faz. Isso pode ser desastroso para o seu negócio, caso algo não saia conforme o planejado. Se alguém se rebelar ou ocorrer um incidente, você será o culpado por qualquer uma das consequências.

Contratar uma empresa de segurança privada para cuidar de suas necessidades de segurança significa que quaisquer ações que sua equipe tomar não voltarão a afetar sua organização. Treinar alguém para carregar um distintivo e uma arma é um grande negócio, e nossa equipe sabe como fornecer as melhores pessoas para o trabalho. Nossa empresa é diretamente responsável por nossos funcionários, minimizando sua exposição à responsabilidade.

O que você fará quando algo indesejado acontecer? Você liga para os serviços de emergência e solicita que eles enviem alguém prontamente às suas instalações para tratar do assunto. Todo mundo sabe que nenhum provedor de serviços de emergência pode aparecer em um minuto e um minuto é o suficiente para piorar as coisas.

Com os nossos profissionais de segurança especializados nas suas instalações, terá sempre alguém para vigiar as suas instalações. Nossos profissionais são treinados para resolver questões com efeito imediato, usando suas percepções e acesso às mais recentes ferramentas e inventário de segurança.

gestor de seguranca privada
3 motivos cruciais em contratar uma empresa de segurança privada 2

Resposta adequada a violações de segurança em situações de risco extremo

Se você testemunhou um crime ou foi ameaçado por uma violação de segurança, pode ficar sem saber o que fazer a seguir. Com uma equipe profissional de segurança , você não terá que descobrir isso. Os membros da nossa equipe de segurança podem estar no local para aconselhá-lo sobre quais medidas precisam ser tomadas e onde intervir quando apropriado. Nossos profissionais fornecem assistência direta ao lidar com todas as interações necessárias com a aplicação da lei ou outro pessoal de resposta a emergências.

A contratação de uma empresa de segurança privada oferece a vantagem de sua expertise e experiência, capaz de ajudá-lo a lidar bem com qualquer situação emergente e com discrição. O treinamento pelo qual nossos guardas passam é rigoroso e somos licenciados com anos de experiência em lidar com uma infinidade de questões de segurança.

Tome a decisão de proteger sua propriedade e sua equipe antes que ocorra um desastre. Sua organização merece se sentir segura e podemos ajudar a evitar que o pior cenário aconteça.

A atuação da segurança privada busca regular comportamentos e circunstâncias de modo a evitar ou minimizar as possibilidades de ocorrência criminal, prática conhecida como “Medidas Preventivas”.

Legislação sobre Segurança Privada

As Atividades da Segurança Privada no Brasil são autorizadas pela Lei no 7.102, de 20 de junho de 1983 .

Que dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores, e dá outras providências.

De acordo com a Lei 7,102, cabe ao Ministério da Justiça, por intermédio da Polícia Federal  ou mediante convênio com as Secretarias de Segurança Pública dos Estados e Distrito Federal, conceder autorizações e fiscalizar as atividades da segurança privada no Brasil.

As Atividades da Segurança Privada no Brasil são regulamentadas pela PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012.

A Portaria 3.233/2012,  disciplina as atividades de segurança armada ou desarmada, desenvolvidas pelas empresas especializadas, pelas empresas que possuem serviço orgânico de segurança e pelos profissionais que nelas atuam, bem como regula a fiscalização dos planos de segurança dos estabelecimentos financeiros.

Esta em fase de aprovação no Senado o Estatuto de Segurança Privada, legislação que promete atualizar e renovar a legislação de segurança Privada no País.

gestao seguranca privada
3 motivos cruciais em contratar uma empresa de segurança privada 3

Atividades da Segurança Privada 

As atividades se resumem basicamente em quatro tipos:

1. Vigilância Patrimonial

Vigilância Patrimonial é a atividade exercida em eventos sociais e dentro de estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio.

2. Vigilância Patrimonial

Transporte de Valores é a atividade de transporte de numerário, bens ou valores, mediante a utilização de veículos, comuns ou especiais (carro forte).

alt="empresa-de-seguranca-privada-em-cuiaba"
Empresa de segurança Privada em Cuiabá e Região

3. Escolta Armada

Escolta Armada é a atividade que visa garantir o transporte de qualquer tipo de carga ou de valor e rodovias e estradas.

4. Segurança Pessoal Privada

Segurança Pessoal é a atividade de vigilância exercida com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas.

5. Curso de Formação, Extensão e Reciclagem

Curso de Formação, é a atividade de formação, extensão e reciclagem de vigilantes, executadas por escolas credenciadas junto a Polícia Federal.

Veja apenas uma parte dos treinamentos realizados pela nossa escola de formação de vigilantes:

Vigilante é profissional capacitado em curso de formação, empregado de empresa especializada ou empresa possuidora de serviço orgânico de segurança, credenciado pela Polícia Federal, e responsável pela execução das atividades vigilância patrimonial.

De acordo com sua formação o vigilante pode atuar nas Atividades de vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada ou segurança pessoal.

A profissão de vigilante é regulamentada pela Lei no 7.102, de 20 de junho de 1983, e pela PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012, que estabelece requisitos, direitos e deveres para o exercício da profissão.

Somos a única empresa do estado com uma academia própria de formação para profissionais especializados, A TX2 Formação de Vigilantes é dotada de todas as ferramentas necessárias, a fim de especializar nossos colaboradores.

Escola TX2 Formação de Vigilantes

Autoridade da Segurança Privada

No Brasil, o profissional da segurança privada tem, como qualquer cidadão, autoridade para efetuar prisões civis em circunstâncias limitadas (flagrante delito) ou agir em legítima defesa própria, ou de outrem.

Mas os poderes efetivos do profissional da segurança privada, amparados por aspectos legais, são muito maiores do que o dos cidadãos comuns.

Tipos de segurança privada

1. Empresas especializadas em segurança privada

Empresas especializadas são pessoas jurídicas de direito privado autorizadas a exercer as atividades de vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada, segurança pessoal e cursos de formação.

São as empresas prestadoras de serviço de segurança, as chamadas Terceirizadas, que tem como finalidade a venda de serviço de segurança mediante contratos de prestação de serviço.

2. Empresas possuidoras de serviços orgânicos de segurança

Empresas possuidoras de serviços orgânicos de segurança são pessoas jurídicas de direito privado, autorizadas a constituir um setor próprio de vigilância patrimonial ou de transporte de valores.

São as empresas que não atuam na prestação e que por razões particulares, ao invés de contratar uma empresa para fazer a sua proteção, criam seu próprio departamento de segurança patrimonial.

Cuidado!

Policia Federal deflagra operação contra empresas clandestinas de segurança privada

A Polícia Federal (PF) deflagrou em 2021, nas 27 capitais do país, a Operação Segurança Legal V, para combater empresas clandestinas prestadoras de serviços de segurança privada. Iniciada em 2017, a Segurança Legal contou com a participação de 590 policiais.

A ação abrangeu as 95 unidades descentralizadas da Polícia Federal e teve como meta fiscalizar 565 estabelecimentos que contratam segurança privada. Entre eles, casas noturnas, comércios e condomínios.

Em nota, a PF informou que a contratação de serviços clandestinos de segurança privada “coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes”, uma vez que os seguranças que trabalham de forma clandestina não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica.

“Além disso, as empresas clandestinas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes”, acrescentou a nota.

Contratar um segurança: é uma opção inteligente

Como você pode ver, contratar um segurança faz sentido por vários motivos.

Os guardas de segurança de hoje são ideais para mais do que apenas segurança bancária. Eles podem ser uma adição bem-vinda para praticamente qualquer equipe – de lojas de varejo a armazéns, lavanderias e muito mais.

Se você está preocupado com a segurança de suas instalações, conheça nossos serviços e entre em contato conosco e deixe-nos ajudá-lo a selecionar um plano de segurança que funcione para você. Nossa empresa protege você e trabalharemos duro para garantir que todos em sua propriedade se sintam seguros e protegidos.

Gostou desse conteúdo, compartilhe!

Receba as últimas postagens!

Nos mantemos nossos conhecimentos em constantes atualizações para levar até vocês as melhores e mais relevantes informações e notícias sobre o mundo da segurança pessoal, empresarial e tecnológica.

Veja nossos últimos conteúdos