Acompanhe nossos conteúdos

5 Dicas importantes de como instalar câmera de segurança

alt="Instacao-de-cameras-de-seguranca"

como instalar camera de segurança

como instalar camera de segurança

como instalar camera de segurança

Não há dúvidas de que o monitoramento eletrônico é a melhor forma de intimidar pessoas que queiram invadir ou danificar sua casa. Mas você sabe tudo que precisa sobre como instalar uma câmera de segurança? Apesar de simples, a instalação desse circuito requer inúmeros cuidados que são essenciais para que tudo de certo.

Lembrando que esse é um serviço que precisa de muita técnica e especialização, embora há possibilidades de realizar esse serviço de maneira “faço eu mesmo”. Nos do Grupo Unifort indicamos para que você conheça nossas Soluções em Segurança Eletrônica, com profissionais, treinados, trabalhando 24h para garantir a sua proteção.

Oferecemos a melhor infraestrutura em questão tecnológica e qualidade em soluções personalizadas e inteligentes em segurança eletrônica. Nosso corpo técnico é composto por engenheiros e profissionais capacitados para oferecer soluções que atendam a todas as normas e exigências técnicas e legais. Clique aqui e seja atendido por um dos nossos colaboradores.

 

alt"seguranca-eletronica-unifort-seguranca"

 

Agora, continuando! Como você pode conseguir instalar um equipamento simples de câmeras eletrônica de segurança em sua casa a lá ” faço eu mesmo”.

Fique tranquilo, nos vamos te ajudar de maneira simples e básica a você conseguir tamanha façanha! Vai precisar de atenção e paciência viu?

A câmera de segurança é uma maneira relativamente barata de monitorar uma propriedade e, também, de intimidar pessoas má intencionadas.

A instalação desses aparelhos evoluiu muito e atualmente você consegue proteger o lar de forma simples e barata. Basta seguir os passos dos manuais de instruções e contar com um kit de ferramentas que todo mundo tem em casa.

No entanto, você deve ficar atento a alguns detalhes não só para instalar, mas também para escolher o modelo mais adequado. Afinal, não faltam opções de câmera de segurança de casa: em alta definição, com Wi-Fi, com sensor de movimento…

 

01 – Faça um diagrama de suas necessidades de segurança.

 

Na hora de posicionar a câmera, opte por um ângulo alto, de preferência onde o teto encontra as paredes, para evitar pontos cegos. Também é importante estar perto de uma fonte de energia.

Em áreas externas, coloque o aparelho em alturas superiores a três metros, para que não possa ser derrubado facilmente. Nesse caso, é melhor optar por câmeras com fios, uma vez que a qualidade da imagem do modelo com Wi-Fi depende da proximidade com o receptor de internet.

Ainda em relação ao posicionamento, tenha em mente que há modelos que não foram feitos para resistir à chuva ou à umidade. Então, se for monitorar ambientes externos, escolha uma câmera resistente a esses fatores.

Não é barato e nem prático monitorar cada pedaço da sua casa, por isso você precisa priorizar as áreas que mais quer observar. Faça um esquema de sua casa ou imprima as plantas e anote onde deseja instalar câmeras. Quando acabar, verifique cada local para ver se ele não é bloqueado por nada e garanta que a visão fornecida seja a melhor possível. Pode ser interessante colocar câmeras:

  • Nas portas da frente e dos fundos.
  • Nas janelas que dão para a rua.
  • Nos espaços de convivência amplos.
  • Nas entradas para carros.
  • Nas varandas.
  • Nas escadas.

alt"como-instalar-uma-camera-de-segurança"

 

2- Compre o pacote adequado para as suas necessidades.

Monitorar cada cômodo da casa não é prático — e muito menos barato. Por isso, estude bem a planta do seu imóvel e considere posições estratégicas como portas da frente e dos fundos, janelas que dão para a rua, escadas e varandas.

Você pode comprar as câmeras separadamente, mas geralmente é mais barato comprar sistemas em pacotes. Há opções, por exemplo, que oferecem quatro câmeras e mais o DVR.

Você pode comprar cada peça individualmente, mas geralmente é mais barato e mais fácil comprar sistemas em pacotes. O sistema deverá ter de uma a três câmeras, um DVR (gravador de vídeo digital), fiação apropriada (cabos siameses e BNC) e cabos de energia. As câmeras sem fio com suporte para a parede deverão atender às suas necessidades, a não ser que você escolha monitorar uma área grande.

    • Segurança básica para casa: compre um pacote com duas ou três câmeras externas para monitorar as portas e um DVR com pelo menos três dias de tempo de gravação.
    • Monitoramento de objetos de valor ou crianças pequenas: de uma a três câmeras internas sem fio podem cobrir um cômodo pequeno com eficiência e enviar as gravações diretamente para seu computador.

alt="como-instalar-uma-camera-de-seguranca"

 

3 – Como alternativa, compre suas câmeras individualmente

 

Como alternativa, compre suas câmeras individualmente. Depois que souber de quantas câmeras você precisará, será necessário pensar nas câmeras específicas que você quer. Um sistema de segurança para casa pode custar de algumas centenas de reais até alguns milhares, por isso pense no tipo de câmera de que precisará antes de comprar. Os recursos abaixo deverão estar descritos de forma clara na caixa. Embora você possa adquirir todas as peças separadamente, comprar um conjunto completo geralmente é mais barato e mais fácil de instalar.

    • Sem fio vs. com fio: as câmeras sem fio são fáceis de montar sem furos ou cabos passando pela casa, mas a qualidade da imagem pode piorar quanto mais as câmeras se afastarem do receptor. Se você estiver cobrindo uma área grande, use fios, mas na maioria das casas o mais fácil é usar câmeras sem fio.
    • Interna ou externa: as câmeras que não são feitas para ficarem do lado de fora quebrarão facilmente quando expostas à chuva e à umidade, portanto, escolha bem.
    • Sensor de movimento: algumas câmeras gravarão apenas ao captar movimento, economizando espaço de armazenamento e energia e capturando imagens somente quando alguém estiver no local.
    • Visualização remota: muitas câmeras mais avançadas oferecem a habilidade de exibir as gravações por transmissão em seu smartphone ou notebook em qualquer lugar do mundo, tornando possível verificar sua casa usando um programa ou um aplicativo fornecido.

 

4Monte um dispositivo de gravação e um monitor.

 

Invista no melhor que a tecnologia oferece

 

Para evitar imagens borradas, é fundamental contar com uma boa resolução. O ideal é investir em uma câmera de segurança de alta definição. Geralmente, os modelos digitais oferecem HD e já é possível encontrar itens mais modernos até mesmo com 4K.

Outros modelos que valem o investimento são os que têm detector de movimento. Nesse caso, o sensor da câmera de segurança só capta imagens quando alguém estiver no local, economizando energia e espaço de armazenamento.

Para gravar e visualizar suas gravações, você precisará de um gravador de vídeo digital (DVR). Esse dispositivo recebe todas as gravações e as exibe em um monitor, geralmente uma tela de computador ou uma TV pequena. Os DVRs têm capacidades de memórias variadas que permitem a eles armazenar certa quantidade de vídeo, de centenas de horas até um dia de gravação.

  • Se você comprar um kit de vigilância completo, o DVR geralmente virá incluso com a câmera.
  • Os gravadores digitais de vídeo em rede (NVRs) e os analógicos (VCRs), também disponíveis para compra, funcionam da mesma maneira que o DVR, usando um sinal de internet (NVR) ou fitas em branco (VCR) para gravar em vez de um disco rígido digital. As dicas de instalação a seguir funcionarão para eles também.
 

image

 

5 – Teste seu equipamento antes de instalar.

Veja se os cabos, DVR, as câmeras e o monitor funcionam conectando cada um antes de instalar qualquer coisa.

 

Onde instalar câmeras de segurança?

 

O posicionamento da câmera de segurança deve ser a primeira coisa que você decide antes da instalação.

Antes de instalar uma câmera de segurança, considere o melhor local para isso. De um modo geral, é uma boa idéia colocar câmeras de vigilância em áreas de tráfego intenso: as câmeras em espaços comuns como cozinhas e salas de estar permitem que você fique de olho no seu gato quando estiver fora da cidade e verifique seus filhos antes de fazer em casa do trabalho.

Outras áreas de tráfego intenso, como corredores, também são uma boa ideia. Se um possível assaltante invadir sua casa pelo banheiro, a câmera de segurança poderá pegá-los quando eles começarem a rondar o seu lugar.

 

 

alt="camera-de-segurança-como-instalar"

 

É uma boa ideia colocar as câmeras em áreas de tráfego intenso.

 

Se você estiver colocando suas câmeras de segurança em ambientes externos, as áreas mais movimentadas do seu exterior, como a porta da garagem ou as portas de entrada, precisam de mais atenção.

Decida em que você deseja ficar de olho: Deseja usar a detecção de movimento para monitorar sua porta da frente e garantir que os pacotes fiquem no lugar?

 

Ou você quer tirar proveito de uma câmera de visão noturna para ver qual animal está se saindo na sua horta? Seja qual for a sua escolha, encontre um local para a sua câmera que lhe proporcione uma posição clara da terra.

Esteja você instalando dentro ou fora, é uma prática recomendada colocar a câmera a um metro e meio do chão, para que não possa ser violada. E verifique se suas câmeras externas estão visíveis – elas podem ser um impedimento significativo para os ladrões.

Depois de encontrar um local para a sua câmera viver, teste-a para garantir que funcione – você não quer se dar ao trabalho de instalar câmeras de segurança apenas para descobrir que estão com erros. As câmeras de protocolo de Internet (IP), que são alimentadas por uma tomada ou baterias, são as mais fáceis de instalar.
 
Essas são as câmeras de segurança sem fio que você vê com mais frequência, incluindo câmeras externas como o Nest Cam IQ e câmeras infantis como o Arlo Baby Monitor.
 
Nest Cam IQ Outdoor Review 2022 | Is This a High IQ Camera?
 
Se você estiver usando uma câmera IP interna , o processo de instalação é bem direto. Coloque sua câmera em uma estante alta ou em um canto para obter um bom campo de visão, conecte-o e conecte-o ao Wi-Fi.
Se você estiver instalando uma câmera IP externa , a configuração ainda é bastante fácil – mas exige um pouco mais de trabalho. Você precisará de algumas ferramentas: um lápis, uma chave de fenda, um martelo e uma furadeira elétrica. Aqui está como você fará isso.

 

Se você estiver instalando uma câmera IP externa , a configuração ainda é bastante fácil – mas exige um pouco mais de trabalho. Você precisará de algumas ferramentas: um lápis, uma chave de fenda, um martelo e uma furadeira elétrica. Aqui está como você fará isso.

 

A instalação de câmeras de segurança segue princípios básicos que são bem explicados nos manuais de instruções. Mas há algumas variáveis que vão depender do tipo de aparelho que você comprar.

 

Camera de seguranca com Wi Fi

 

Câmera de segurança com Wi-Fi

As câmeras sem fio são as mais fáceis de instalar, o que as tornam os melhores modelos para segurança residencial. Se a ideia for cobrir uma área pequena, não há dúvida de que esse é o modelo ideal pra você.

O processo de instalação é muito simples, uma vez que não é preciso se preocupar com cabos. Você só vai precisar decidir a posição da câmera e do receptor de internet — em alguns casos, é necessário instalar também um software.

A maioria das câmeras de segurança com Wi-Fi transmitem as imagens em um navegador comum. Após estar conectada com seu endereço IP, a câmera irá gerar um código HTML com as imagens e as enviará para o seu browser.

Os modelos mais avançados permitem ainda que você acesse a transmissão em seu telefone ou no notebook. Na era da automação residencial, você consegue monitorar sua câmera de segurança com um aplicativo para celular ou um software em qualquer lugar do mundo.

 

alt="Revendedor-oficial-Intelbras"

 

IMG 0531

 

Câmera de segurança com fio

 

Se você optar por modelos com cabos, não basta instalar a câmera. Você também terá que pensar na instalação dos fios para as fontes de alimentação, o DVR (gravador de vídeo digital) e o monitor.

Após decidir a posição da câmera e usar uma furadeira para instalar o suporte, é hora de conectar os cabos. A câmera precisará ser ligada a uma fonte de energia e ao DVR, e esse último a um monitor que transmitirá as imagens captadas.

A opção mais segura é passar os cabos dentro da parede, mas também é a mais cara. Uma boa forma de poupar dinheiro é usar canaletas ou tubos, mas, nesse caso, a fiação ficará mais exposta.

E, por falar em segurança, antes de ligar sua furadeira para instalar a câmera, veja aqui algumas dicas de como detectar canos na parede antes de furar.

 

6 – Teste a eficácia do seu sistema de segurança

 

Seguindo estes passos, você conseguirá criar um sistema de segurança residencial por conta própria. Mas, lembre-se que, para testar sua eficácia, é fundamental realizar testes antes de colocá-lo para funcionar.

Então, após instalar e configurar suas câmeras, cheque as imagens de manhã, de tarde e de noite. Dessa forma, você terá certeza que o sol e outras fontes de luz não atrapalham o campo de visão.

 

alt"seguranca-eletronica-unifort-seguranca"

Clique aqui para conhecer: Serviços em Segurança Eletrônica

 

Como destacamos anteriormente, instalar uma câmera é fácil, mas é fundamental ter em mente outros fatores para montar um sistema de segurança realmente eficaz.

 

Você também pode gostar de ler:

4 dicas para evitar roubo em condomínio fechados e não se tornar vítima de criminosos

 

como instalar camera de segurança, como instalar camera de segurança no celular, como instalar camera de segurança intelbras, como instalar camera de segurança wifi, como instalar uma camera de segurança, como instalar camera de segurança para ver no celular, camera de segurança como instalar, como instalar camera de segurança ip, como instalar cameras de segurança passo a passo pdf, como instalar mini camera de segurança,

Gostou desse conteúdo, compartilhe!

Receba as últimas postagens!

Nos mantemos nossos conhecimentos em constantes atualizações para levar até vocês as melhores e mais relevantes informações e notícias sobre o mundo da segurança pessoal, empresarial e tecnológica.

Veja nossos últimos conteúdos