Acompanhe nossos conteúdos

Terceirização de serviços de limpeza em condomínios

alt="serviços-de-limpeza-em-condomínios"

É crucial ponderar cuidadosamente a decisão de terceirizar a mão de obra em um condomínio. Delegar serviços como recepção, segurança, limpeza, manutenção e jardinagem (entre outros) para uma empresa especializada apresenta vantagens e desvantagens. A administração do condomínio deve estar atenta a todas as partes envolvidas e compartilhar a responsabilidade pela decisão com todos os moradores. Veja nesse artigo como funciona a terceirização de serviços de limpeza.

No Brasil, essa prática está se tornando cada vez mais comum devido a diversos problemas enfrentados ao substituir funcionários em dias de falta ou licença, atender às demandas, supervisionar as atividades diárias, gerenciar aumentos salariais, emitir advertências e controlar os horários de trabalho.

Por que terceirizar os serviços de limpeza do condomínio?

A terceirização de serviços pode ser uma excelente opção para diminuir os gastos do condomínio. Isso acontece porque, ao escolher contratar uma empresa terceirizada, todas as responsabilidades ficam por conta da contratada, incluindo a folha de pagamento, as obrigações trabalhistas, o treinamento, a capacitação, a substituição e os afastamentos, entre outros aspectos. Como resultado, o condomínio só precisa arcar com o valor estipulado no contrato firmado com a empresa terceirizada.

Onde a terceirização nos serviços de condomínio está presente?

Anteriormente, não era autorizado o emprego de trabalhadores terceirizados em empresas. No entanto, em 2017, a chamada Lei da Terceirização foi implementada, permitindo à administração de condomínios ter plena autonomia para terceirizar serviços. Como resultado, os gestores agora têm a possibilidade de contratar profissionais para realizar diversas atividades. As soluções mais comuns de terceirização em condomínios incluem:

  • limpeza e jardinagem;
  • segurança;
  • manutenção predial;
  • controle de pragas;
  • suporte administrativo.
servicos de limpeza
Terceirização de serviços de limpeza em condomínios; confira

5 vantagens da terceirização dos serviços de limpeza em condomínios

Mão de obra qualificada

Ao contratar uma empresa terceirizada para realizar serviços de limpeza e outros no condomínio, o síndico pode contar com a vantagem de ter acesso à mão de obra altamente qualificada. Isso se deve ao fato de que a empresa terceirizada é responsável por treinar e capacitar seus funcionários, garantindo que eles estejam aptos a desempenhar suas funções com excelência. 

Essa medida não só beneficia o condomínio, que recebe um serviço de qualidade, como também os profissionais terceirizados, que têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e se tornar mais competitivos no mercado de trabalho.

Economia para o condomínio

Ao optar pela terceirização dos serviços de limpeza do condomínio, além da economia com o patrimônio do condomínio já mencionada, o síndico também pode desfrutar de benefícios na folha de pagamento. Isso porque despesas como 13º salário, férias, horas extras, confecção de uniformes, treinamentos de funcionários, entre outras, ficam a cargo da empresa terceirizada contratada.

A gestão do condomínio é facilitada com a terceirização, pois a folha de pagamento é uma das principais preocupações dos síndicos. Com a empresa terceirizada, essas questões são tratadas diretamente pela empresa contratada, liberando o síndico de algumas responsabilidades e tornando a gestão do condomínio mais eficiente.

Menos obrigações trabalhistas

Quando uma empresa terceirizada é contratada para realizar a limpeza do condomínio, o síndico não precisa se preocupar com o eSocial e suas obrigações acessórias. O eSocial é um sistema governamental que deve ser utilizado para enviar informações dos funcionários com fins trabalhistas, e é bastante complexo. Aliás, ele exige que todas as informações de folha de pagamento e dos trabalhadores sejam enviadas imediatamente e sem erros. 

Ao optar pela terceirização de serviços de limpeza para o condomínio, toda a burocracia do eSocial fica por conta da empresa contratada, que será responsável por enviar essas informações de forma correta e em conformidade com a legislação.

Escala de trabalho

A empresa terceirizada é responsável pela escala de trabalho dos seus funcionários. Se algum colaborador faltar, a empresa providencia um substituto para garantir a continuidade do serviço de limpeza. Dessa forma, o condomínio não sofrerá prejuízos em relação à limpeza e o síndico não precisará se preocupar com essas questões de substituição de colaboradores.

Cuidado 24 horas por dia

É possível contratar alguns serviços de limpeza, como vigilância e portaria, para funcionarem continuamente durante 24 horas por dia. Por meio da automação da portaria em serviços terceirizados, é possível garantir a disponibilidade de cuidados durante todo esse período. 

Além disso, essa abordagem pode reduzir custos e burocracia, enquanto ainda oferece segurança aos moradores do condomínio.

O que analisar na hora de escolher a empresa de serviços de limpeza?

Quando se trata de escolher serviços de limpeza terceirizados para condomínios, é crucial realizar uma pesquisa detalhada e analisar cuidadosamente as opções disponíveis. Uma vez feita a escolha, é essencial revisar atentamente o contrato, assegurando que ele inclua descrições precisas de serviços e cláusulas e que as responsabilidades de ambas as partes sejam claramente definidas.

Quanto aos preços, é importante estar atento a valores muito abaixo da média de mercado, já que isso pode indicar baixa qualidade dos serviços ou práticas de negócios inadequadas. Além disso, é fundamental garantir que a empresa terceirizada esteja pagando pelo menos o piso salarial para seus funcionários. Se possível, é recomendável exigir que a empresa contratada possua seguro contra acidentes de trabalho, invalidez e morte para seus funcionários.

Conheça os facilities do Grupo Unifort

O Grupo Unifort gerencia por completo serviços de Facilities, ou seja, de terceirização de profissionais especializados em assegurar a funcionalidade de ambientes por meio da integração de pessoas, locais, processos e tecnologia.  

Com intuito de manter as dependências do local em perfeitas condições de uso, especialmente no que se refere à organização, à limpeza e à higiene, mantendo todas as condições da organização em perfeita harmonia, ordem e funcionamento.

Gostou desse conteúdo, compartilhe!

Receba as últimas postagens!

Nos mantemos nossos conhecimentos em constantes atualizações para levar até vocês as melhores e mais relevantes informações e notícias sobre o mundo da segurança pessoal, empresarial e tecnológica.

Veja nossos últimos conteúdos