Acompanhe nossos conteúdos

Segurança patrimonial: O que é e quais sãos os benefícios em contratar

alt="Segurança-patrimonial"

Dados divulgados pelo Atlas da Violência nos últimos anos, pesquisa feita pelo IPEA, mostra que foram registrados mais de 59 mil casos de homicídio, sendo que mais de 70% com armas de fogo.

Para termos uma ideia do problema real da Segurança, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que nas 27 capitais do país, houve quase 16 mil mortes decorrentes de crimes violentos como latrocínio, homicídio doloso, lesões seguidas de morte, quase uma vítima a cada 30 minutos.

Em um cenário de violência crescente, onde os prédios deixaram de ter muros baixos e jovens e crianças foram impossibilitados de brincar livremente na rua, damos espaço para a Segurança como prioridade.

Hoje nossa rotina apresenta prédios com:

      • Muros altos;

      • Alarmes;

      • Sensores;

      • Câmeras de Vigilância;

      • Portaria 24 horas e algumas armadas

     

    01

     

    Objetivo da Segurança Patrimonial

    A segurança patrimonial tem como objetivo principal a proteção de todos os bens de interesse da organização, no que se refere aos recursos financeiros existentes, a seu patrimônio físico (representados por instalações, equipamentos, materiais, informações etc) e também seu patrimonial intelectual (representado pelos recursos humanos e informações sensíveis).

     

        • Prevenir e proteger instalações, pessoas e ativos contra acessos não autorizados;

        • Proteger pessoas, edificações e ativos contra danos provocados de forma intencional, acidental ou natural;

        • Prevenir perdas, danos ou comprometimentos de informações, ou ativos críticos;

        • Contribuir para continuidade das atividades dos negócios da organização;

        • Reduzir as ameaças que coloquem em risco o bom funcionamento dos sistemas.
      •  

      Recursos da Segurança Patrimonial

      Para cumprir sua missão e atingir seus objetivos, a segurança patrimonial lança mão de vários recursos, que podem ser agrupados em:

          • Recursos de Gestão Administrativa;

          • Recurso de Segurança Física;

          • Atividades de Inteligência.

         

        Autorização de Funcionamento para o Exercício da Atividade de Segurança Privada “

        Alvará, Autorização, Funcionamento”

        As autorizações para o exercício de atividades relativas à segurança privada são expedidas pela Polícia Federal e devem ser requeridas pelas empresas especializadas na prestação de serviços de segurança privada e outras empresas que desejarem constituir serviço orgânico de segurança privada (segurança da própria empresa).

         

        As empresas autorizadas podem desenvolver suas atividades, seja na prestação de serviços especializados a terceiros (vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada, segurança pessoal e curso de formação), seja na constituição de segurança orgânica da própria empresa (vigilância patrimonial e transporte de valores).

        Quem pode utilizar este serviço?

         

        Empresas especializadas de Segurança Privada ou empresas com Serviço Orgânico de Segurança Privada (corpo próprio de vigilantes).

         

        Requisitos necessários

         

        Aqueles previstos na Portaria nº 3.233/12-DG/DPF, bem como no sistema de Gestão Eletrônica de Segurança Privada – GESP –, disponíveis no portal da Polícia Federal.

         

        Como obter?

         

        As autorizações para aquisição de coletes balísticos, alteração de uniforme e alteração de atos constitutivos, salvo mudança de razão social e de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ –, serão expedidas pela Delesp ou pela CV.

         

        Todas as demais autorizações são expedidas pela Coordenação-Geral de Controle de Segurança Privada – CGCSP.

         

         

        Diferenciais de uma empresa de Segurança Patrimonial

         

        A segurança patrimonial, por meio de um conjunto de medidas e práticas de segurança preventiva, buscar gerar um estado no qual, o patrimônio de uma organização ou pessoa, esteja livre de danos, interferências e perturbações, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio.

         

        Os danos estão geralmente relacionados a perdas materiais, como furtos, roubos, acidentes, incêndios e outras ocorrências capazes de causar prejuízo material.

         

        As interferências, regra geral, estão relacionadas a atos de espionagem, sabotagem, furto de informações e concorrência desleal, ou seja, atos capazes de interferir nos negócios ou rotina do segurado, causando-lhe prejuízos financeiros.

         

        As perturbações estão sempre relacionadas com aquelas situações que alteram, ameaçam ou interrompem as atividades normais da organização, geralmente com prejuízos financeiros, como: greves; paralisações, alcoolismo e drogas no ambiente de trabalho, entre outros eventos.

         

        Empresa Prestação de Serviço de Segurança

        Empresa Prestadoras de Serviço de Segurança é a pessoa jurídica de direito privado autorizada a exercer as atividades de vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada e segurança pessoal.

        A prestação de serviço em segurança privada é uma atividade econômica onde o produto oferecido é a mão de obra especializada (agente de segurança), ou seja, ela é entendida como a realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros.

        A terceirização da segurança patrimonial na atualidade é uma prática muito comum, e o mercado dispõe de várias empresas que atuam na prestação desses serviços.

        A contratação de uma prestadora de serviço requer muito atenção por parte da organização, que deve estar atenta as condições jurídicas, comerciais, financeiras e operacionais da empresa terceirizada.

        Na contratação de uma empresa prestadora de serviço deve-se considerar:

            • Se ela é legalizada, isso pode ser feito na página eletrônica da Polícia Federal CONSULTAS DE EMPRESAS / DECLARAÇÕES ou do sindicato da empresas de segurança do seu estado.

            • Estrutura da empresa;

            • Referencias mercado;

            • Alvará de funcionamento;

            • Cumprimento dos deveres legais;

            • Qualidade e formação da mão de obra;
            • Custo benefício.

               

          Vigilante Patrimonial

          Vigilante é profissional capacitado em curso de formação, empregado de empresa especializada ou empresa possuidora de serviço orgânico de segurança, credenciado pela Polícia Federal, e responsável pela execução das atividades vigilância patrimonial.

           

          De acordo com sua formação o vigilante pode atuar nas Atividades de vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada ou segurança pessoal.

           

          A profissão de vigilante é regulamentada pela Lei no 7.102, de 20 de junho de 1983, e pela PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012, que estabelece requisitos, direitos e deveres para o exercício da profissão.

           

          Somos a única empresa do estado com uma academia própria de formação para profissionais especializados, A TX2 Formação de Vigilantes é dotada de todas as ferramentas necessárias, a fim de especializar nossos colaboradores.

             

          alt="Tx2-Formação-de-Vigilantes"

          Escola TX2 Formação de Vigilantes

           

          Os crimes patrimoniais no Brasil: entre  novas e velhas dinâmicas

           

          É possível verificar uma tendência nos registros de crimes patrimoniais no Brasil? Essa questão permeia as reflexões sobre os dados nas últimas edições deste Anuário. Na edição de 2019, Guaracy Mingardi analisava a queda no número total de roubos em 2018 questionando: “ladrões de férias?”. 

          Em 2020, quando da análise dos dados do primeiro semestre daquele ano, já impactado pelas medidas de distanciamento social impostas no contexto da pandemia de Covid-19, verificamos a intensificação da redução nos indicadores de roubo entre 2019 e 2020. 

          Agora, ao analisar os dados de 2021, a identificação de tendência de redução nos crimes patrimoniais, sobretudo nos roubos, torna-se ainda mais difícil, tendo em vista a mudança de cenário no que se refere aos efeitos das medidas sanitárias na dinâmica da criminalidade.

          Entre 2020 e 2021, houve aumento na taxa de roubos e furtos de veículos em oito unidades da federação, sendo os destaques o estado do Maranhão, com aumento de 59,7% e Acre, como já mencionado acima. Em sentido oposto, houve uma queda relevante de -22,4% na taxa de Tocantins, -22% no Rio Grande do Sul e -21,7% no Rio Grande do Norte.

          Em outras modalidades de roubos, verificamos um sensível aumento no período aqui analisado: 6,5% nas taxas de roubo a estabelecimento comercial, 4,7% nas taxas de roubo a residência, aumento de 11% nas taxas de roubo a instituição financeira e aumento de 2,4% no roubo de carga. Nota-se, contudo, uma queda de 7,5% nas taxas de roubo a transeunte (no período anterior, 2019-2020, a queda foi de 36,2%).

          Como é sabido, os crimes patrimoniais, sobretudo os roubos, têm um efeito muito decisivo sobre a sensação de segurança da população. Em abril de 2022, pesquisa do Datafolha mensurou como a população residente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro se sente em relação a alguns tópicos. Quando questionados a respeito da segurança pública, 90% dos entrevistados relataram que têm medo de serem assaltados na rua.

           

          Os dados acima demonstram que, muito embora tenhamos verificado queda nos crimes patrimoniais no período entre 2019 e 2020, com o início da pandemia de Covid-19, essa tendência não se manteve no período mais recente. O ano de 2021 foi marcado pela retomada das atividades, principalmente a partir do avanço da vacinação, e o que as estatísticas nos indicam é que também houve retomada de parte considerável das ocorrências de crimes contra o patrimônio – como falado anteriormente, tivemos leve crescimento de roubo a estabelecimentos comerciais, a residências, roubo a instituições financeiras (com destaque para os casos de maior repercussão, como no “novo cangaço”) e roubo de carga.

           As taxas, contudo, ainda não se igualam aos patamares anteriores à pandemia de Covid-19. Os crescimentos mais significativos ocorreram no crime de estelionato, com taxas muito acima daquelas vistas em 2018 e 2019, e de estelionato no contexto virtual. Entre 2020 e 2021, houve, praticamente, estabilidade no roubo e furto de veículos e roubo e furto de celulares. Tivemos, ademais, queda de roubo a transeunte e queda no total de roubos.

           

          Grupo Unifort: Segurança Patrimonial

            alt="empresa-de-seguranca-patrimonial"

           

          Depois de compreender a importância de um serviço de segurança patrimonial, é preciso buscar uma empresa diferenciada pela sua eficiência. Por isso, o Grupo Unifort é o mais indicado, possuímos vasta experiência e profissionais altamente treinados e qualificados para exercer essa demanda.

           

          Somos reconhecidos no mercado de Mato Grosso pela qualidade operacional de nossos serviços, onde há necessidade de intervenção tática e alta performance por parte do nosso corpo de colaboradores em casos de atendimento imediato e pronta resposta.

           

          Através de know-how e experiência de atuação diárias em múltiplas situações de mais de 40 anos de seus fundadores no mercado de segurança privada, o Grupo Unifort atende seus clientes com uma rigorosa análise de segurança totalmente personalizada e desenvolvida sob medida para empresas, indústrias de diferentes segmentos, condomínios, estabelecimentos comerciais, grande redes de varejo ou eventos que necessitem de serviços com alto nível de qualidade e eficiência em segurança privada.

          Gostou desse conteúdo, compartilhe!

          Receba as últimas postagens!

          Nos mantemos nossos conhecimentos em constantes atualizações para levar até vocês as melhores e mais relevantes informações e notícias sobre o mundo da segurança pessoal, empresarial e tecnológica.

          Veja nossos últimos conteúdos