Acompanhe nossos conteúdos

Salão de festas em condomínio: checklist com 6 regras de uso

Salão de festas em condomínio confira o checklist com 6 regras de uso - Foto Canva

Um dos grandes benefícios de morar em residenciais fechados são as atividades que podem ser feitas, entre elas, o uso do salão de festas em condomínio. No entanto, cada lugar possui suas regras e respeitá-las é uma forma de garantir a boa convivência. Aliás, para não causar transtornos para outros moradores, essas ordens precisam ser cumpridas à risca.

É sempre importante lembrar, que apesar de o condomínio ser a sua casa, outras pessoas também fazem parte desse ambiente. Dessa forma, as áreas comuns, como o salão de festas, precisa de atenção e zelo. 

Um dos campeões de reclamações nos condomínios é o barulho. Esse envolve uma série de fatores, como crianças gritando em horários inapropriados, música alta, cães latindo, discussões acaloradas e  confraternizações realizadas por vizinhos. Quando se trata de festa no condomínio, é muito comum ver moradores entrando em conflito ou indo até o síndico para pedir providências.

Regras para uso do salão de festas em condomínio

  1. Agendamento prévio

Para fazer uso do salão de festas do condomínio, o morador precisa realizar a reserva do local com antecedência, principalmente durante as festas de final de ano, época em que esse espaço de lazer se torna mais concorrido por conta da alta procura.

Ao reservar o salão de festas do condomínio, é importante informar o número de convidados para o evento, assim como disponibilizar uma relação com os nomes (podendo ser em papel ou uma lista virtual) e enviar à portaria para garantir o acesso ao condomínio apenas de pessoas autorizadas.

  1. Respeito ao horário permitido para uso e à Lei do Silêncio

É obrigação dos moradores e dos convidados respeitarem os horários e as regras de uso do salão de festas, principalmente com relação ao barulho.

Perturbar o sossego alheio com barulhos excessivos após o horário de silêncio, entre 22h e 7h, é crime e costuma ser uma das questões que mais geram conflitos entre os moradores.

Para reforçar a norma e evitar problemas relacionados a barulho, geralmente os síndicos colocam a Lei do Silêncio contemplada no regulamento para uso do salão de festas.

  1. Limpeza e organização do local

Quando o morador recebe o salão de festas para uso, o ambiente está limpo para a realização do evento. Por isso, a ideia é que, quando for entregá-lo, ele esteja igualmente limpo e pronto para ser usado por outro morador.

Após a confraternização, o morador deve garantir a limpeza do local. O ideal é que retire o lixo e mantenha o salão organizado.

De maneira geral, os condomínios estabelecem uma taxa de limpeza a ser paga, acordada em assembleia, para garantir as condições adequadas de limpeza do salão de festas residencial.

  1. Cuidado com o patrimônio

O salão de festas também é um patrimônio do condomínio e precisa ser zelado pelos moradores. Portanto, é necessário ter o máximo de cuidado com a estrutura e com todos os seus itens, além de orientar os convidados para que também façam bom uso do espaço.

É claro que acidentes podem ocorrer e algum utensílio pode ser danificado. Por isso, o morador precisa lembrar que é responsável por qualquer irregularidade, dano ou prejuízo ocasionado no local.

Para que essa norma seja devidamente cumprida, o síndico vistoria o local antes e depois do evento e o morador assina um termo de responsabilidade para garantir que os danos sejam ressarcidos.

  1. Taxa de utilização

Alguns condomínios exigem o pagamento de uma taxa simbólica para utilização do salão de festas. Esse tipo de cobrança para uso do espaço de lazer é uma forma garantir a manutenção do local.

Lembrando que, para que a cobrança da taxa seja feita, ela deve ter sido debatida em assembleia e devidamente aprovada pela maioria dos moradores.

  1. Atente-se para as questões de segurança

O síndico ou o administrador do condomínio precisa atentar para os aspectos de segurança do salão de festas. É preciso estabelecer e deixar claras as medidas de segurança, que podem ser explicadas em treinamentos durante uma assembleia para os moradores.

Para isso, podem ser usados sistemas de monitoramento, além da obrigatoriedade de itens básicos para casos de emergência, como os extintores de incêndio e as saídas de emergência.

E aí, curtiu nosso artigo sobre as principais regras de uso do salão de festas em condomínio? Então, confira os serviços prestados pelo Grupo Unifort que facilita a administração desses ambientes.

Conheça os serviços especializados para condomínios do Grupo Unifort

A UNIFORT é sinônimo de excelência em segurança. Utilizando ferramentas e serviços personalizados que analisam as suas reais necessidades e riscos. Assim, nos posicionamos de maneira adequada a cada demanda, provendo soluções eficazes para a sua segurança, entregando exatamente o que você precisa da melhor maneira possível. A qualidade do nosso serviço é atestada por todos os nossos clientes, e atua nos seguintes seguimentos do mercado de segurança.

Fonte: Acess.Run

Gostou desse conteúdo, compartilhe!

Receba as últimas postagens!

Nos mantemos nossos conhecimentos em constantes atualizações para levar até vocês as melhores e mais relevantes informações e notícias sobre o mundo da segurança pessoal, empresarial e tecnológica.

Veja nossos últimos conteúdos