Segurança residencial: confira 10 dicas para colocar em prática

alt="seguranca-residencial"

Você vai ver:

Nos tempos atuais, cada vez mais as pessoas se preocupam com soluções práticas de se manter em segurança. Com nossa casa e nossos patrimônios isso não seria diferente. Aliás, foi pensando nisso, que resolvemos abordar esse assunto e mostrar como você pode se manter mais protegido. Vale usar um sistema de segurança residencial, para condomínios e empresas nessa etapa.

Ter uma casa segura abrange prevenir acidentes, bloquear e adaptar acessos para crianças, proteger itens valiosos e diminuir os riscos de invasão. Além disso, falta praticidade em determinados itens do mercado que deveriam auxiliar esses processos.

Segurança residencial: por que é importante investir?

Investir em segurança domiciliar, residencial, de empresas e condomínios é fundamental para a proteção da sua família. Além disso, com os altos índices de violência essa prática se torna cada vez mais recomendada. Por isso, o Grupo Unifort conta com os serviços para garantir que seu patrimônio seja o seu porto seguro.

No entanto, oferecemos diferentes tipos de serviço e você pode escolher o qual se encaixa melhor na sua realidade. Segundo informações, somente em São Paulo, uma casa é invadida a cada 1 hora. Ou seja, um número alarmante e que é de causar receio em qualquer pessoa.

Agora, pensando em relação às empresas, ter um ambiente seguro acolhedor é fundamental. A maior parte dos colaboradores passam o dia nesses lugares e para realizarem suas tarefas sem nenhum incômodo, é preciso se sentirem seguros e confortáveis. Além disso, sabemos que muitas regiões são mais violentas que outras e por isso, esse investimento deve ser maior e mais eficaz. Infelizmente, hoje em dia, não dá para contar somente com a sorte.

Quais são os sistemas de segurança domiciliar que podem ser instalados?

De acordo com a Revista de Segurança Eletrônica, existem alguns modos de tentar se preservar e garantir a segurança em ambientes residenciais. Confira quais são:

Câmera de segurança: ambiente externo – As câmeras de segurança residencial para ambiente externo estão se tornando itens indispensáveis. Resistentes a diferentes condições climáticas, esses acessórios podem ser instaladas nos quintais e jardins, bem como na porta da casa ou do edifício. Atualmente, muitas dispensam o cabeamento pesado, conectam-se com o administrador via Wi-Fi e podem armazenar horas de vídeos na nuvem.

Câmera de segurança: ambiente interno – O objetivo das câmeras internas, de um modo geral, é o mesmo das externas: monitoramento. No entanto, como esse acessório fica dentro de casa, não é necessário que seja tão resistente. Existem opções cada vez mais modernas, integradas a aplicativos de celular por Wi-Fi, e que disparam alerta no caso de movimentos suspeitos ou barulhos muito altos.

Fechadura inteligente – Mais do que segurança, as fechaduras inteligentes garantem comodidade ao usuário. Com as smart locks, é possível abrir a porta remotamente por meio de um comando no smartphone (mesmo sem estar em casa) e distribuir cópias da “chave digital” para parentes e amigos que costumam frequentar o seu lar.

Sensor de porta e janela – Esses dispositivos têm uma função simples, mas de grande importância para quem prioriza a segurança: detectar se portas e janelas forem abertas e alertar o usuário. Além disso, eles possuem um poderoso alarme que funciona como uma tentativa de intimidar e afugentar o possível invasor.

alt="seguranca-residencial"
10 dicas para garantir a segurança residencial – Foto: Pixabay

Dicas para garantir a segurança do seu imóvel

Como mencionamos, é preciso se cuidar e para isso você pode contar com as seguintes dicas que separamos. No entanto, em muitos ambientes é preciso ter também uma empresa especializada nesses serviços para se resguardar, como é o caso da Unifort. Veja as ferramentas usadas para a segurança residencial.

  1. Sensores de presença

Antes de mais nada, os sensores de presença possuem uma função de muita importância para quem quer deixar sua casa mais segura. Pois, assim que ele identifica a presença de alguém, as luzes se acendem. Em caso de invasão, eles podem assustar os invasores e inibirem a ação.

Além disso, são um ótimo aliado para aqueles momentos em que você chega muito tarde, ou precisa abrir uma porta e não consegue enxergar. Aliás, os sensores ainda conseguem reduzir os gatos com energia.

  1. Câmeras de segurança

Sem dúvidas, as câmeras de segurança são os artigos mais indispensáveis para quem quer se manter seguro. Aliás, pela sua presença, ela já pode inibir furtos, roubos e outras ações criminosas. Por isso, é uma ótima ferramenta na identificação de problemas e para monitorar em tempo real seus imóveis e a sua segurança residencial.

Com tantas tecnologias inovadores, ficou ainda mais fácil cuidar dos seus ambientes. Além disso, a maioria das câmeras, hoje em dia, possui funções pelas quais você consegue monitorar de qualquer parte do mundo. E, sendo assim, em caso de suspeita, pode ligar para a polícia.

  1. Portão eletrônico

Mais prático e ainda pode ser uma ótima opção para garantir a sua segurança. Muitas pessoas precisam sair muito cedo de casa, e ter um portão automático, além de preservar sua integridade, é uma maneira mais rápida de automatizar esse processo. Aliás, ele é uma ótima forma de ter agilidade.

As empresas de segurança privada costumam investir nesses portões, como mais uma parte do sistema de segurança. Não precisa sair do carro, principalmente em horários mais perigosos, é uma excelente escolha.

  1. Cercas elétricas

Os muros são um local muito suscetível à invasão, então essa dica é superimportante para a segurança residencial. O ideal é que o muro seja alto, de forma que diminua a facilidade para pular e não tenha obstruções (vãos e cantos) que dificultem a visão da presença de estranhos.

Depois desses cuidados, instalar uma cerca elétrica ou concertina faz toda a diferença. Elas possuem algumas diferenças entre si. A concertina protege por meio das farpas e lâminas forjadas no aço, por conta disso, não requer manutenção e nem consome energia.

  1. Grades e vidros temperados

As janelas são um possível acesso de invasão à casa e podem tornar os habitantes vulneráveis. Para resolver isso, as grades para janela são uma opção de bom custo-benefício que traz segurança para casa.

Outra possibilidade é investir em janelas de vidro temperado, que são mais resistentes ao impacto e mantêm uma estética mais arrojada.

  1. Porteiro eletrônico

O porteiro eletrônico faz parte do sistema de segurança residencial, usado em casas, comércios e também em condomínios.

Para você entender, esse equipamento conta com uma fechadura eletrônica, conectada ao interfone, instalado dentro das casas ou condomínios.

  1. Cuidado ao contratar serviços

A casa é o lugar que abriga toda intimidade e o que há de mais importante para as pessoas que habitam. Por isso, para garantir mais segurança residencial, é importante saber a procedência de cada profissional que você precisa receber para um reparo ou reforma.

Dê preferência a indicações ou empresas que você tenha certeza da legalização, uma vez que o funcionário terá acesso ao seu imóvel e ao que há dentro dele.

  1. Use checklist

Essa é uma dica que pode ajudar a reunir tudo que precisa ser feito em prol da segurança do seu lar: uma lista de pontos de melhoria.

Levando em consideração o estado de conservação de todos os acessórios (como fechaduras e câmeras) e as áreas de passagem da sua casa, fica mais fácil analisar onde a segurança precisa ser reforçada e onde você pode instalar as câmeras de segurança.

  1. Seguro residencial

Esse tipo de proteção é indispensável para proteger seu patrimônio não só contra a ação de criminosos, mas, também, contra outros tipos de problemas. 

Uma chuva forte que tire as telhas do lugar, uma descarga elétrica que queime eletrodomésticos ou até mesmo coisas mais simples do dia a dia, como um cano que estourou.

Tudo isso pode comprometer o seu lar de alguma forma, e para evitar dores de cabeça, o melhor é contar com uma apólice. 

Com esse tipo de seguro, você terá todo o suporte financeiro necessário para lidar com essas questões.

  1. Alarmes e luzes de segurança

Conheça os serviços prestados pelo Grupo Unifort e leve a segurança para sua casa

Formado pelas empresas: Unifort Segurança e Vigilância Patrimonial, Unifort Portarias, Jbts Soluções Tecnológicas e Serviços, CCO – Sentinela Unifort e TX2 Formação de Vigilantes. Atendemos empresas e organizações de diversos portes e ramos de atividade.

Em nossos pilares de negócio priorizamos a busca constante de aperfeiçoamento de recursos e processos que garantam a potencialização de inovação, gestão eficiente e a integração de serviços capazes de ajudar e beneficiar pessoas ou empresas diariamente, solucionando suas dores, através de know-how em segurança especializada, colaboradores altamente treinados e equipamentos de última geração tecnológica. Nos tornando assim referência no segmento no estado de Mato Grosso.

E aí, curtiu essas dicas para manter a segurança residencial em dia? Então, aproveite para colocar em prática na sua rotina.
Fonte: Leroy Merlin, Piu Shop

Veja nossos últimos conteúdos