Acompanhe nossos conteúdos

Saiba como funciona o controle de acesso via QR Code

O QR Code pode, aos poucos, substituir o código de barras tradicional. Ele foi criado em 1994 por uma empresa japonesa chamada DensoWave, com o intuito inicial de realizar a catalogação de peças de carro da indústria automobilística, mas devido às suas vantagens e possibilidades, seu uso foi estendido para as mais variadas aplicações.

A tecnologia vem trazendo muitas inovações para a área de segurança condominial. O controle de acesso via QR Code é um dos recursos que os condomínios mais modernos estão adotando para garantir a proteção dos moradores e de seus bens.

A partir do fato onde é constado que a entrada do condomínio é o local de maior vulnerabilidade em relação à segurança. É por meio da porta da frente que 90% das invasões a condomínios acontecem. Isso fez com que fosse necessário criar mais recursos que reforcem a segurança no controle de acesso. Então nos últimos anos essa tecnologia tem sido adotada por empresas, condomínios, entres outros, para ajudar e melhorar o controle de acesso de ambientes que possuem entrada e saída monitorada.

Isso já é algo normal para quem mora em condomínios, pois é muito utilizado para informar os dados de visitantes e hóspedes na hora de autorizar a entrada dentro da dependência do prédio. Isso foi muito aceitado pelos administradores de condomínios por eliminar a função do proprietário do imóvel em se deslocar à portaria para fazer esta liberação ou mandar os dados previamente para a administradora do condomínio.

Igualmente em empresas que tem adotado o Controle de Acesso por QR Code para monitorar o acesso aos seus arquivos, contagem de número de usuários que acessam os seus aplicativos e sites, por exemplo.

Essa opção de acesso oferece uma opção inovadora aos clientes para interagirem com as empresas, de modo que as marcas mais modernas estão mais enquadradas tecnológico e se tornam mais atraentes aos olhos do consumidor.

No caso do controle de acesso via QR Code, o acesso de um desconhecido devido a chaves roubadas, por exemplo, deixa de existir. Isso porque a tecnologia gera códigos personalizados para cada morador por meio de um aplicativo exclusivo. Portanto, a solução dificulta o acesso de estranhos ao prédio.

Continue a leitura desse artigo para saber mais como esse recurso funciona e como ele pode servir para garantir a segurança no seu condomínio.

Na segurança, na personalização de serviços, nos mecanismos de identificação e nas relações comerciais, o QR Code começa a ganhar protagonismo. Com cada vez mais frequência, os códigos bidimensionais ganharão de vez as telas de nossos celulares e tablets. 

Como funciona o controle de acesso via QR Code?

O QR Code vem sendo utilizado para inúmeras funções. Ele se tornou popular com as lives no início da pandemia, possibilitando que o público fizesse doações, tendo acesso às informações de como participar apenas ao apontar a câmera do celular para a tela da TV. 

A mesma tecnologia é aplicada ao controle de acesso a condomínios, substituindo as chaves e trazendo praticidade para a entrada e a saída de moradores, visitantes e funcionários.

Quem pode utilizar livremente do QR code para entrar e sair dos ambientes cadastrados?

Para moradores e funcionários, o QR CODE é cadastrado previamente pela empresa que administra a segurança do condomínio, que irá enviar um QR Code para o celular do visitante por email, SMS ou WhatsApp. Neste código estão contidas as informações da visita: data e hora previstas, período de estadia, dados do veículo, etc. Passo a passo:

  1. Um QR code de acesso é gerado por meio de um aplicativo exclusivo;
  2. Toda vez que o morador precisa entrar ou sair do condomínio, ele entra no aplicativo e gera um QR Code;
  3. Então, basta aproximar o celular com o código do leitor e o portão abre automaticamente.

E para visitantes, prestadores de serviços e demais pessoas como funciona?

Ao chegar no local, o visitante exibe o QR Code em um leitor instalado na portaria, porta, cancela ou catraca, que reconhece o código e libera a entrada.

Caso o visitante chegue em dias e horários não combinados, a entrada não é liberada, garantindo assim a segurança do procedimento.

Para o acesso de visitantes e prestadores de serviço, também é possível que o morador gere um QR Code temporário pelo aplicativo e envie por WhatsApp ou SMS. Nesse código estão as informações da visita, como data e hora, período em que permanecerá no condomínio e dados do veículo.

Ao chegar, a pessoa apresenta o código ao totem instalado na entrada principal ou nos blocos do condomínio e o acesso é liberado. Isso agiliza a entrada e melhora a eficiência do controle. Caso o visitante chegue em um dia ou horário diferente do que esteja registrado no código, a entrada não é liberada, garantindo a segurança do procedimento.

acesso por qr code
Saiba como funciona o controle de acesso via QR Code 1

Como funciona para empresas e funcionários?

No mundo corporativo, o QR Code pode funcionar como um cartão de identificação do colaborador. Ao chegar para o trabalho, o funcionário exibe o código e a entrada é liberada. De quebra, o “ponto” também é registrado, marcando os horários de entrada e saída.

O uso do QR Code em serviços é ainda mais comum. Bilhetes do transporte coletivo, em algumas cidades, são emitidos com esta tecnologia em totens e outros terminais de autoatendimento. Ao passar pela catraca, basta exibir o código que a entrada é liberada.

Este tipo de sinal bidimensional também é adotado para compras, eliminando o uso de dinheiro em espécie e até de cartões. 

O varejista expõe o QR Code de cada produto (que pode ser fixo ou variável – no caso de itens a granel, por exemplo), e o comprador faz a leitura e já paga no serviço de pagamento que melhor lhe convém.

Não por menos, mais de 80% dos vendedores entrevistados em pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e da AGP Pesquisas afirmaram, no fim do ano passado, que tinham interesse em adotar a tecnologia para aprimorar seus sistemas de venda.

Também é possível incluir um prestador de serviço frequente, como uma diarista ou jardineiro, por exemplo, em acessos permanentes. Assim, evita o trabalho de ter que informar os dados à portaria sempre que precisar liberar a entrada deles no condomínio. Prático, né?

Vantagens do acesso por QR Code

A liberação de acesso via QR Code oferece diversos benefícios para quem adere à tecnologia e também às instituições a utilizam: Conheça algumas:

  • Liberação do acesso em ambientes monitorados feito de maneira rápida e eficiente por meio de dispositivos móveis – o usuário não precisa mais carregar um cartão de acesso físico;
  • O dispositivo de acesso é acionado pelo QR Code – extingue a necessidade de utilizar senha ou biometria;
  • Alto nível de segurança nas autorizações – confirmação da liberação feita por foto. Além disso, o código intransferível, impossível de ser falsificado e só funciona num período de validade;
  • Sem contato físico com superfícies contaminadas – o usuário não precisa se aproximar do dispositivo para fazer a liberação, assim, evita-se contato físico e possíveis contaminações.

Como o controle de acesso via QR Code pode ser otimizado?

Além de ter um sistema de controle de acesso via QR Code, para que a segurança do condomínio seja ampliada, outros recursos fazem a diferença.

O serviço de portaria remota, é uma forma para gerenciar de forma simplificada a entrada de pessoas autorizadas ou até mesmo bloqueie os não autorizados nos diferentes ambientes do condomínio e garanta a segurança de todos através dos dispositivos de leitura facial, biometria, tag de segurança e APP Unifort Condomínio e contempla diversos recursos como os citados.

Com esse modelo de portaria, os profissionais não ficam alocados no condomínio e sim em uma base de atendimento. Por isso, há menos riscos para os porteiros, que são geralmente usados como reféns nas invasões a condomínios.

Tendo o apoio de câmeras de segurança e outros recursos tecnológicos, os operadores da base podem realizar o trabalho em tempo real, sem comprometer a qualidade do serviço para o dia a dia dos moradores.

Além de ser um formato mais seguro, o condomínio ainda pode otimizar as despesas em até 50% em relação à portaria física convencional. Isso porque cada condomínio tem um projeto exclusivo, em que a contratação dos profissionais, instalação de equipamentos e treinamentos fica sob responsabilidade da empresa de portaria remota. 

Por meio de tecnologia de ponta, garantimos melhor e mais eficiente desempenho no atendimento ao controle e gerenciamento de acesso às portarias.

Todas as entradas, saídas, entregas, correspondências e entre outros, são controlados e monitorados 24 horas por dia, durante sete dias da semana, por profissionais que atuam diretamente de uma central de monitoramento à distância.

Em Mato Grosso, o Grupo Unifort é referência e especialista em segurança privada, e dispõe da mais sofisticada Central de Controle Operacional (CCO) para gerenciamento da Portaria Remota.

BANNER PORTARIA REMOTA BLOG
Saiba como funciona o controle de acesso via QR Code 2

Gostou desse conteúdo, compartilhe!

Receba as últimas postagens!

Nos mantemos nossos conhecimentos em constantes atualizações para levar até vocês as melhores e mais relevantes informações e notícias sobre o mundo da segurança pessoal, empresarial e tecnológica.

Veja nossos últimos conteúdos