Acompanhe nossos conteúdos

Monitore seu condomínio: como acessar câmeras de segurança pelo celular

alt="como-acessar-câmeras-de-segurança-pelo-celular"

Cuidado com a segurança em condomínios, casas e empresas tem sido cada vez mais pautados. Principalmente pelo aumento do número de violência nas cidades. Por isso, investir em equipamentos de segurança privada faz com que você tenha uma preocupação a menos. No entanto, é preciso saber como acessar câmeras de segurança pelo celular.

Além disso, existem vários tipos de modelos dessa ferramenta, entre elas a câmera de segurança com wi-fi que facilita esse trabalho. Outra dúvida constante de condomínios e locais públicos são de quanto tempo ficam armazenadas imagens de câmera de segurança. Essa e outras respostas estão no artigo abaixo, confira!

Como funciona o circuito interno de TV

Em um Circuito Fechado de TV, o equipamento principal é a câmera de monitoramento. Ela é responsável por captar as imagens do ambiente em alta definição e transmitir essas informações para aparelhos de TV em uma central de monitoramento. As imagens também podem ser transmitidas para dispositivos como smartphones e tablets por um aplicativo.

Outro equipamento importante em um CFTV é o gravador. Ele recebe as informações das câmeras, processa esses dados e os transmite para os monitores ou aplicativo. Existem duas tecnologias para esse equipamento: a DVR e a NVR.

A estrutura necessária para um CFTV vai depender do modelo dos equipamentos escolhidos. Em geral, não é necessário fazer modificações como derrubar paredes, por exemplo. Os dispositivos precisam de uma fonte de alimentação – um cabo ligado à energia elétrica – e, nos modelos analógicos, um cabo de rede.

Para garantir o funcionamento do sistema mesmo em situações de emergência em que há queda de energia, você pode incluir um nobreak. O aparelho funciona como uma fonte de energia para outros dispositivos graças às suas baterias internas, segundo o portal Intelbrás.

Quanto tempo ficam armazenadas imagens de câmera de segurança?

Antes mesmo de falar em números, é preciso entender certas informações básicas sobre o armazenamento de câmeras de segurança. Aqui, existem três variáveis que precisam ser levadas em consideração: a compressão do vídeo, o modo de gravação e a capacidade do HD.

Quanto à capacidade, quanto maior ela for, mais tempo de filmagem poderá ser guardado simultaneamente. Já no caso da compressão de vídeo, quanto mais comprimido um arquivo for, menos espaço ele ocupará. No entanto, compressões muito grandes podem prejudicar a qualidade da imagem, o que não é recomendado.

alt="como-acessar-câmeras-de-segurança-pelo-celular"
Monitore seu condomínio: como acessar câmeras de segurança pelo celular

Tempo mínimo: residências e estabelecimentos

Finalmente, a pergunta que não quer calar: por quanto tempo manter as imagens?

Quando tratamos de residências e condomínios, não existe uma regra ou uma lei. Porém, o recomendado por especialistas é que elas sejam guardadas por pelo menos 30 dias. Para ajudar no processo, muitos sistemas já fazem o descarte de maneira automática: ao fechar um ciclo de 30 dias, as filmagens do primeiro dia fora deste ciclo são apagadas.

Ainda que ambientes residenciais apresentem flexibilidade, a situação muda um pouco no caso de estabelecimentos comerciais. Um projeto de lei apresentado no ano de 2013 e que aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) propõe que ambientes com grande circulação de pessoas sejam obrigados a guardar as imagens por 30 dias.

Em suma, não existe um prazo definido. Contudo, para garantir ações policiais e jurídicas no pior dos cenários, deve-se possuir todas as imagens captadas por todas as câmeras por cerca de pelo menos um mês.

Como acessar câmeras de segurança pelo celular

Se a sua rotina exige que você passe muito tempo fora, monitorar a casa pelo celular é uma necessidade. Para isso, existem diversos sistemas e equipamentos que tornam sua residência mais segura. 

Estes recursos contam com câmera de segurança com Wi-Fi, o que permite monitorar sua casa por meio de imagens em aplicativos para smartphones ou tablets. Podem ser imagens em tempo real, gravação, alerta de segurança, entre outras funcionalidades. É o tipo de tecnologia ideal para casas de praia ou sítios, por exemplo, que ficam desocupadas por períodos mais longos.

Um sistema de segurança completo deve contar com câmeras de segurança, sensores de intrusão, alarmes, fechaduras digitais  e videoporteiros. O monitoramento à distância é feito com o uso de aplicativos para celulares, permitindo que você acompanhe imagens da residência seja qual for a distância, desde que esteja conectado à internet. Outra funcionalidade útil é a possibilidade de abrir fechaduras digitais para dar acesso à visitantes enquanto você estiver fora.

Devido ao avanço tecnológico e à popularização de recursos que tornam uma casa inteligente, adquirir um sistema de monitoramento está cada vez mais possível e acessível. Além disso, investir em segurança para a residência significa evitar prejuízos por furtos e invasões. A instalação costuma ser fácil, sem a necessidade de reformas na estrutura da casa.

Principais benefícios de monitorar condomínio pelo celular

Adquirir um sistema de segurança para monitorar o condomínio e a casa pelo celular apresenta diversas vantagens. A seguir, você pode conferir as principais:

  1. Veja tudo em tempo real: por meio do aplicativo de monitoramento, você pode ver as imagens em tempo real de qualquer lugar do mundo. Pode, inclusive, realizar capturas de foto e vídeo, muito importantes no caso de uma ocorrência criminosa;
  2. Proteção do patrimônio quando a casa está vazia: um sistema de segurança permite manter a casa protegida mesmo quando não há ninguém por perto. Assim, você pode acionar terceiros caso seja necessário, mesmo estando de férias ou no trabalho;
  3. Maior tranquilidade nos períodos de férias: aproveitar seu momento de descanso é muito mais fácil quando se sabe que sua casa e patrimônio estão seguros. Por isso, ter como como acessar câmeras de segurança pelo celular é uma tranquilidade a mais durante as férias;
  4. Ótimo investimento: um sistema de segurança tem seu custo variável de acordo com a quantidade de equipamentos e tipo de tecnologia, facilitando encaixar os custos no orçamento. Além do mais, é um investimento que evita riscos e gastos desnecessários para repor o patrimônio roubado;
  5. Monitoramento de pets ou familiares à distância: se é preciso deixar um membro da família ou animais de estimação em casa, você pode fazer o monitoramento à distância.

A Intelbras é um parceiro do Grupo Unifort e seus equipamentos são usados para a segurança patrimonial de estabelecimentos atendidos pela nossa empresa. E através deles é possível saber quanto tempo ficam armazenadas imagens de câmera de segurança e como acessar câmeras de segurança pelo celular, além de usar câmera de segurança com wi-fi para facilitar esse trabalho.

Gostou desse conteúdo, compartilhe!

Receba as últimas postagens!

Nos mantemos nossos conhecimentos em constantes atualizações para levar até vocês as melhores e mais relevantes informações e notícias sobre o mundo da segurança pessoal, empresarial e tecnológica.

Veja nossos últimos conteúdos