Acompanhe nossos conteúdos

Como escolher o melhor alarme sem fio para condomínios

alt="alarme-sem-fio"

O sistema de alarme sem fio é um importante componente para garantir a segurança privada e de ambientes comercias. Além disso, a maioria dos condomínios usa esse artifício para ter a certeza de que todos os locais estão sendo monitorados. 

A segurança é uma preocupação fundamental, seja ela em sua casa ou em seu ambiente de trabalho, e um item que não pode faltar para garantir que roubos e invasões não aconteçam é ter sempre em funcionamento o melhor alarme residencial.

Os alarmes de segurança estão presentes na vida cotidiana há bastante tempo, mas, como todo dispositivo, ele vem evoluindo constantemente de acordo com as novas tecnologias. Isso faz com que exista uma grande variedade de modelos, com características, acessórios e propósitos diferentes.

Existem alternativas das mais baratas às mais caras, mas todas elas devem ser avaliadas levando em consideração o quanto irão colocar você e sua família em segurança.

Como funciona o sistema de alarme?

Conforme o portal Vida Livre, 0 sistema de alarme monitorado é composto por uma central de comando, painel de alarme, sensores e sirenes. O primeiro item centraliza as informações do sistema. Já os sensores, detectam as movimentações nas áreas internas e externas do imóvel.

Ao se deparar com ações suspeitas, as sirenes são acionadas imediatamente. Diante de uma situação de emergência, o sistema de alarme residencial se comunica com a central de monitoramento da empresa contratada.

Assim, a equipe responsável pelo monitoramento remoto notifica as autoridades competentes para verificar o que está acontecendo no local.

A central de monitoramento comanda e interage em conjunto com o sistema de alarme residencial. Isso acontece porque há o monitoramento em tempo real das atividades da residência. Além disso, também são gerados relatórios por meio de softwares e receptoras de alta tecnologia.

Os dados colhidos ajudam no desenvolvimento de melhorias e na correção de pontos considerados fracos na sua segurança. A transmissão das informações para a empresa de monitoramento é feita das seguintes maneiras:

  1. telefone: a comunicação ocorre a partir da linha telefônica que é instalada na residência;
  2. GPRS: por meio de um chip de celular, o módulo GPRS utiliza a rede da operadora de celular e se conecta com o software da empresa de monitoramento, abrindo um canal de comunicação para informar situações de risco;
  3. internet: é uma comunicação secundária do sistema de alarme residencial. E isso é porque a linha telefônica é considerada a primeira via. Caso haja falha na linha, o sinal de internet comunica com a central de monitoramento e transmite os acontecimentos registrados pelo painel de alarme.

Como escolher o melhor alarme residencial

Antes de investir em um alarme residencial é importante ter em mente o que precisa dele, quais ambientes pretende proteger e qual a rotina da sua família. Determinados sensores podem se adequar melhor a algumas pessoas, assim como formas de monitoramento. Para entender melhor sobre o assunto continue no artigo.

Escolha o melhor alarme residencial para você de acordo com o tipo

Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração antes da compra daquele que será o melhor alarme residencial para sua família. Sua conexão, dispositivos que podem ser usados em conjunto e até mesmo se ele será com ou sem fio. Esse último ponto, em especial, pode diferenciar bastante os alarmes, então confira mais sobre ele:

Alarme residencial com fio: mais praticidade no uso

A opção mais clássica de alarme residencial são aqueles ligados diretamente na rede elétrica, o que irá exigir um pouco de adaptação na hora de instalar o sistema, já que será preciso mexer na rede para que os aparelhos sejam colocados nos lugares certos.

Eles são positivos por não trazerem a preocupação com o tempo de bateria, bastando apenas que a rede elétrica esteja operando para que a monitoração continue funcionando de forma contínua. Alarmes com fio costumam cobrir grandes distâncias, permitindo o uso tanto em casas de grande e médio porte como em jardins e pátios.

Alarme residencial sem fio: mais praticidade na instalação

Os sistemas sem fio podem ser o melhor alarme residencial sem fio para quem busca por uma alternativa tecnológica, prática de ser instalada e que traga uma dificuldade maior de ser sabotada.

Por não estar diretamente ligada à rede elétrica, o alarme sem fio exige uma atenção maior ao tempo de duração da bateria do sistema e dos sensores; mas, em contrapartida, os invasores não irão conseguir desarmá-la ao desligar a energia da casa.

Analise as condições e necessidades específicas do lugar

Prestar atenção nas características do espaço físico em que o sistema será instalado é imprescindível para uma escolha adequada. Levando isso em consideração, analise se o local é amplo ou pequeno, coberto ou a céu aberto, e por quais lugares as pessoas mal-intencionadas podem entrar.

Com base nessas informações, você pode contar quantos dispositivos serão necessários para deixar a área protegida. Independentemente do tipo de sistema que será usado, essa contabilização deve considerar todas as possibilidades que alguém tem de invadir a propriedade. Tendo essas respostas em mão, pode-se optar pela alternativa mais apropriada para a sua casa.

Sensores Intelbras e parceria com a Unifort

Sensor de alarme para áreas específicas

 Para proteger o acesso a espaços como o hall de entrada do prédio ou corredores, existem sensores que cobrem uma área bem específica. Para citar um exemplo, um sensor infravermelho passivo que cobre um ângulo de 15º e produz um efeito cortina vai detectar a presença de pessoas, abrindo a porta automaticamente.

Se o objetivo é controlar o movimento de portas e janelas, há sensores magnéticos de abertura, que suportam até duas toneladas sobre sua superfície. Feitos de material inoxidável, funcionam em grandes distâncias de abertura ou vão. Esse modelo pode ser usado em portas pesadas, como da garagem ou em grandes portões.

Esse tipo de sensor (sensível ao magnetismo e ao imã) é formado por duas partes: uma tem um fio que se conecta à central de alarme e a outra parte, sem fio, é instalada na porta ou janela que será monitorada. Se as duas peças se afastarem e o alarme estiver armado, ocorre o seu disparo e a central envia um report para a empresa de monitoramento.

Quer evitar a existência de fios aparentes no condomínio? Há opções no mercado de sensores magnéticos sem fio. Esses equipamentos funcionam com bateria de lítio de longa duração e transmitem dados para a central de alarme. Podem ficar até 100 metros de distância, o que representa um grande alcance de transmissão.

Sensor de alarme de teto

Para detecção de intrusão em ambientes mais amplos, a melhor vista é a de cima. A solução que atende a essa necessidade é o sensor de alarme instalado no teto. O equipamento oferece a detecção de até 38 metros quadrados, o que equivale a uma área de 7 metros de diâmetro e 3 metros de altura. O sensor fornece uma visão em 360º do ambiente, sem pontos cegos, e é imune ao rastejamento de pessoas.

Conheça as soluções de segurança oferecidas pelo Grupo Unifort

Formado pelas empresas: Unifort Segurança e Vigilância Patrimonial, Unifort Portarias, Jbts Soluções Tecnológicas e Serviços, CCO – Sentinela Unifort e TX2 Formação de Vigilantes. Atendemos empresas e organizações de diversos portes e ramos de atividade. Aproveite para conhecer nossas soluções em alarme sem fio e alarme residencial sem fio.

Gostou desse conteúdo, compartilhe!

Receba as últimas postagens!

Nos mantemos nossos conhecimentos em constantes atualizações para levar até vocês as melhores e mais relevantes informações e notícias sobre o mundo da segurança pessoal, empresarial e tecnológica.

Veja nossos últimos conteúdos