Parceiro Luz Azul | Genetec

Luz Azul

Luz Azul é um projeto que visa o aumento da segurança do
cidadão em uma cidade, bairro, estabelecimento comercial, hotel, restaurante, etc. Utilizando uma parceria entre os setores público e privado.

Luz Azul estabelece zonas seguras dentro da cidade onde o cidadão pode realizar suas atividades com mais segurança.

Luz Azul é mais que uma adição de câmeras. É um programa de segurança que, além de câmeras integradas à segurança pública, possui um sistema de identificação própria, composto por placas de identicação, sinalizador luminoso azul e uma propaganda  nacional para informar a população as áreas com maior e melhor segurança.

O projeto Luz Azul já tem resultados comprovados em outros países nos quais houve rápida redução dos crimes nos estabelecimentos participantes.

Aqui no Brasil, o primeiro sistema foi instalado em Campinas, em parceria com a Guarda Municipal e a RECAP (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região).

Por que o projeto Luz Azul?

A Segurança Pública é responsabilidade de todos e não somente do Órgão Público. O setor privado também precisa ajudar. O grande impasse é a eminente falta de recursos financeiros para prover um sistema de segurança pública adequado. Com a participação do setor privado, este problema pode ser resolvido.

Como funciona o Luz Azul?

Setor Privado

Cada participante adquire, na forma de aluguel mensal, um pacote que inclui:

  • Câmeras integradas à polícia (instalação e manutenção inclusas);
  • Luzes azuis (símbolo do projeto);
  • Placas de identi­ficação;
  • Publicidade sobre o programa nas mídias.

A instalação é muito simples pois as gravações e o software ficam hospedados e operam dentro da nuvem da Microsoft (AZURE).

img

Visão Noturna HD

img

Monitoramento 360º

img

Reconhecimento Facial

Setor Público

O setor público se beneficia tendo acesso a milhares de câmeras, sem custo, usando a plataforma “Security Center”.

Segurança da Segurança

O Brasil é um dos primeiros países do mundo no ranking de crimes cibernéticos, onde os criminosos tentam hackear seu sistema. Para evitar acessos indevidos, o sistema conta com um mecanismo de criptografia. Isto é muito importante, uma vez que os criminosos podem tentar acessar as câmeras para definir o melhor momento para cometer um crime ou desligar o sistema quando forem cometer o ilícito.

Cuidado com os Custos

O Sistema Luz Azul funciona com câmeras que não precisam de uma largura de banda alta para “Upload”. É possível instalar 1 câmera (720 pixels) dentro 300 Kbps de “Upload”. Não há impacto sobre seu pacote de dados.

O Mais Importante

A sustentabilidade e escalabilidade são os elementos mais importantes do projeto. Existem muitos projetos de segurança no Brasil que não consideram esses critérios.

Até o momento não existem projetos baseados em doações de câmeras que sejam sustentáveis. Há conhecimento de muitos projetos onde houve doações de equipamentos, mas depois pecam na manutenção e, como consequência, acabam com os mesmos fora do ar. Além disso, um modelo baseado na doação inicial de câmeras não significa que este modelo poderá ser replicado ou ter escalabilidade, pois possivelmente, não poderá contar com estas doações nas demais fases do projeto.

O problema é que quanto maior o envolvimento dos órgãos públicos, menor a probabilidade do projeto se sustentável e escalável. Isto é decorrente das constantes mudanças de prioridade e de dificuldades _financeiras que todo governo está sujeito a ter.

Até agora, os projetos que têm sustentabilidade aqui no Brasil são aqueles nos quais a gestão é feita por intermédio do setor privado com o apoio dos órgãos públicos, não o contrário. A cidade de Marau, no Rio Grande do Sul, é um bom exemplo disso.

É importante ressaltar que isso não acontece somente no Brasil, mas também em outros países.

Sustentabilidade

Por que o projeto Luz Azul é um projeto sustentável?

 

Primeiro

É um projeto em que todos ganham
  • O setor público tem mais “olhos” na cidade sem custos adicionais, o que facilita sua ação e resolução dos crimes.
  • O setor privado se beneficia com o aumento de seus negócios, pois tem um aumento do fluxo de clientes redução na incidência de delitos.

Segundo

A manutenção dos sistemas é responsabilidade do setor privado, sem nenhum envolvimento dos órgãos públicos.

Escalabilidade

Em vez de altos investimentos em equipamentos e instalação, o setor privado pode se associar através de um aluguel mensal de baixo custo onde está tudo incluído (as câmeras, a luminária de luz na cor azul, as placas de identificação, a instalação e a manutenção). Baseado na experiência de outros países, o aumento de negócios e a redução de perdas associadas a roubos compensam o aluguel do sistema.

A CIDADE DE DETROIT – EUA

Uma das primeiras cidades a adotar este tipo de programa foi Detroit, no Estados Unidos. O programa chamado “LUZ VERDE” iniciou há dois anos com oito postos de Gasolina:

  • Depois de um ano, os crimes nos arredores dos estabelecimentos participantes diminuíram mais de 50%.
  • O projeto conta com mais de 100 participantes, além dos postos de gasolina, há também outros tipos de comércios (McDonald’s, Starbucks, Drogarias, etc).
  • Os comércios participantes obtiveram um aumento de negócios entre 5% a 15% ao mês.
  • Um fato muito interessante: recentemente, após ser atingida por um tiro, uma mulher se dirigiu a um posto de gasolina participante do programa Luz Verde, pois, ali, ela sabia que estaria segura, uma vez que o mesmo está integrado à polícia. Isso mostrou a base do conceito de “Zona Segura”.

Agora, este tipo de programa está sendo expandido para todo o país e são mais de cem câmeras instaladas por dia! Este resultado foi obtido devido ao trabalho de uma das maiores empresas de telecomunicações dos Estados Unidos, onde o foco foi o treinamento dos vendedores e o estabelecimento dos parâmetros de sustentabilidade e replicabilidade.

OS ESTADOS BRASILEIROS QUE DECIDIRAM PARTICIPAR

Atualmente, fazem parte do projeto Luz Azul os estados de São Paulo, Amazonas, Ceará, Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.


Quer iniciar a proteção do seu patrimônio?

Solicite agora o seu orçamento